quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

decididamente

decididamente hoje o texto académico não sai.
escrevi algumas coisas, mas tenho o espírito demasiadamente ocupado para conseguir produzir um discurso coerente e cientificamente relevante.
estou a ficar decididamente farta com as lutas entre sindicatos de prof, tutelados pelo "bigodinho", e a milu, não. não é o cãozito do Tintin, mas o petit-nom que dei na minha esfera de íntimos à actual ministra da educação. estou decididamente farta ddas negociatas, negócios, trafulhices e sei lá que mais, de todos os bpn, bpp, freeport deste país. estou decididamente farta do interminável processo da casa pia, da menina esmeralda porto e do casal gomes lagarto ou lagarto gomes, da faty felgueiras de felgueiras, dos a´rbitros de futebol, do pinto da costa, do valentão de gondomar, do benfica e do sporting. valha-nos o leixões.
estou decididamente farta dos debates politicos de politiquice rasca e mesquinha dum parlamento indigente dum país pequenino.
estou decididamente farta deste portugalinho que continua a viver das memórias de uma época aúrea o alfa e o zénite do nosso descontentamento e da nossa destruição,
estou decididamente farta da espera das pimentas do reino que tardam em chegar e da impossibilidade de nos repensarmos sem o toque dos diamantes do brasil ou dos escravos de angola.
esta crise, globalizantemente global, veio mesmo a calhar...eu gosto dos tempos de crise, da quedas dos paradigmas certinhos e securitários, das verdades que não se contestam... eu gosto das crises que provocam rupturas profundas, abanam, magoam, mas obrigam à regeneração, á criatividade, à ousadia... yes, we can...
será que nós, estes tugas do fim da europa, da parte mais setentrional do continente africano, estes tugas crioulos de uma mestiçagem não completamente assumida, será que nós, repito, somos capazes de nos reinventar, de colectivamente, em palavras e actos, gritarmos yes we can, ou, como é natural, ficarmos à espera de outros brasis?
Qualquer dia não vai demorar muito, o nosso verdadeiro presidente será o ZéDu angolano e não este sinistro senhor professor,por extrenso e com maiúsculas, cavaco e silva, de boliqueime, algarve, portugal.
não que me incomode angola, longe disso... mas sempre é preferiível esta democracia indigente e irresponsável, que é a do modelo portuguê, não culpa de quem lutou pela liberdade e deu o coiro por uma utopia, mas por um atavismo secular de funcionarite aguda. não, angola não me incomoda, mas não gosto das paradas da ditadura...
por acaso, agora, e não é do frio, da neve ou da chuva gelada, apetecia-me estar a 7 ooo km daqui e aterrar em terras de palmeiras, embondeiros, petróleo e diamantes.
mas não pode ser já...
adiante

decididamente o problema deve ser meu... e vivam os tugas deste portugalito indigente.
E eu que preferia que a pátria fosse mátria e que tivesse a capacidade de se regenerar, criativa e colectivamente. yes, we can... e valha-nos a santa utopia e viva a sacrossanta liberdade...

Sem comentários:

Enviar um comentário