sábado, 14 de fevereiro de 2009

porque hoje é 14 de Fevereiro

hoje dia 14 de Fevereiro, no calendário litúrgico, dia de S. Valentim. Para um culto que denominarei como religio-profano, Valentim (não sei quem era, mas deve ter vivido nos primeiros séculos do cristianismo. podia fazer uma busca rápida e saber quem tinha sido, mas não me apetece de todo) é o patrono dos namorados, dos apaixonados, dos amantes, porque não.
nos meios de comunicação aparecem coisas lamechas sobre o assunto, que me deixam perdida de todo... não é preciso tanta merdice para o acto de amar... é que apesar da crise horrorosa em que estamos todos mergulhados, este dia ainda pode ser benéfico para o comércio, das floristas, das pastelarias, dos supermercados..., las lojitas de generalidade e peluches, não sei como se chamam...
Uma coisa que me está a irritar é estar e escrever sobre uma lista amarela que não me abandona nem por nada. quase como um sorriso sarcástico: pois, pois, estás assim, porque estás sozinha.
Está bem, a pessoa que compartilha a vida comigo, compartilha-a de muito longe a sete mil quilómetros de distância, mais coisa menos quilómetro. O Oceano Atlântico e meia África estão de permeio. Eu sei, mas não foi a solidão consentida que me fez olhar com desprezo para estas comemorações (agora também se comemora tudo pelo que nada tem já significado. é o preço da banalização). Aliás, este romantismo bacoco de centro comercial causa-me alergia. Não que não goste que me ofereçam flores, gosto e até gosto de flores naturais nas jarras, mas nunca num dia de um valentim santo... e terá sido elevado ao altares por ter amado muito?
responda quem sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário